Pular para o conteúdo principal

Horário de verão começa no domingo (18)

Medida visa à redução do consumo de energia. Em Brasília, postes funcionam automaticamente por meio de dispositivo sensível à luz solar

Foto: Andre Borges.

Inicia-se à zero hora do domingo (18) o horário de verão brasileiro. Isso significa que, quando os ponteiros saírem do marco 23h59 de sábado (17), os relógios deverão ser adiantados para uma hora da manhã. A medida vai até 21 de fevereiro de 2016 e deve ser adotada pelo Distrito Federal e por todos os estados das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, conforme determina o Decreto Federal nº 6.558, de setembro de 2008.

De acordo com o texto, o período oficial do horário de verão é sempre do terceiro domingo de outubro ao terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte — ou quarto, no caso de coincidir com o domingo de carnaval. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a média de duração foi de 120 dias nos últimos 20 anos. Desta vez, será de 126 dias.

O superintendente de Operação do Sistema Elétrico da Companhia Energética de Brasília (CEB), Marcus Fontana, explica que o primeiro objetivo da medida é a redução do consumo de energia no horário chamado de ponta, das 18 às 21 horas. "Nesse período, o consumo é maior porque é quando as pessoas chegam em casa depois do trabalho ou da escola, tomam banho e ligam equipamentos elétricos", exemplifica.

Com mais tempo de sol, essa rotina é alterada. "Alguns aproveitam indo a parques, praticando atividades físicas. Outros chegam em casa ainda com luz do dia e desempenham as atividades sem a necessidade de luz artificial", explica.

Em setembro de 2015, por exemplo, o Distrito Federal consumiu, em média, 1.150 megawatts diários durante o horário de ponta. Com base nos números dos últimos três anos, a expectativa da CEB é que a redução seja de 46 megawatts diários no período de vigência da medida, o que corresponde a uma economia aproximada de 4%.

Iluminação automática
Acima dos postes de iluminação pública em Brasília, há fotocélulas que reconhecem a presença de energia solar e fazem com que a lâmpada acenda ou apague automaticamente. Quem encontrar algum deles aceso durante o dia ou desligado à noite pode entrar em contato com a CEB pelo número 116. A exceção é quando o poste fica ligado no período diurno por estar passando por manutenção, avisa Fontana.

Vigência
No Brasil, o horário de verão foi instituído em 1931 pelo presidente da República Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, bem como no verão seguinte. Posteriormente a adoção foi retomada em períodos não consecutivos, de 1949 a 1953; de 1963 a 1966; e a partir de 1985.


Fonte: Redação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE: Sessão Solene em homenagem ao Dia do Síndico será 24/11 na CLDF

Neste ano, a sessão solene para homenagear o Dia do Síndico será comemorado na CLDF no dia 24 de novembro, a proposta e da deputada distrital, Sandra Faraj

Alvo de arrastão, condomínio tem sete casas invadidas por ladrões

Paulo Roberto Ferreira Koga Júnior, 30 anos, foi preso suspeito de cometer vários furtos em sete casas de um condomínio, no Bairro Paulo Coelho Machado, durante a madrugada desta quarta-feira (17). O rapaz, que tem 17 passagens pela polícia, nega participação no crime Objetos que seriam levados pelos ladrões. (Foto: Marcos Ermínio)